Páginas

Marcadores

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

TRADIÇÃO É TRADIÇÃO

Foto de Francielle V. Dalla Lana
           
          Hoje, encontrei na estrada, um gaúcho bem pilchado, como a tempo eu não via. Nos seus oitenta e lá vão janeiros, calejado da lida, humilde e autêntico.
      O lenço branco que trazia atado ao pescoço, com suas franjas que desciam até quase a fivela da guaiaca, foi o que mais me chamou a atenção, pois lembrei muito do meu avô, que assim também usava e cujo lenço ainda hoje tenho comigo.
      Ligeiramente, me passou pela memória cenas de outros gaúchos que conheci, os quais viveram a legítima tradição gaúcha, herdada de tauras que não são mais comuns em nosso meio.
      O modernismo, os “conhecedores” da tradição gaúcha adquirida em gabinetes e historiadores sem história, abafam aquela autenticidade de quem realmente viveu os tempos de um Rio Grande do Sul farrapo, com suas raízes firmes e fortes que fizeram-no frondoso por suas lutas e glórias.
      Lembrando daquele gaúcho que encontrei, com o lenço comprido, pergunto:
      - Será que estes gaúchos de agora, que se preocuparam em encurtar o lenço, dando medida milimétrica, são mais gaúchos do que aquele do lenço longo? Será que dentro de suas malas de garupa tem um passado que realmente dê força para tal inovação?
      Tradição não muda, é o laço do passado e o presente!

2 comentários: