Páginas

Marcadores

terça-feira, 2 de abril de 2019

ÚLTIMA CARREIRA

Foto autor desconhecido

Foi num domingo de maio
depois da Semana Santa
no bolicho do Tio Dantas
entre trago e fumaceira
que se ajeitou a carreira
do petiço com o cabano
que fechava cinco anos
procedente da fronteira

Se “acertemo” nas propostas
de tiro, peso e parada
se repartiu a indiada
uns contra outros a favor
Tio Dantas e o julgador
eu e o dono do gateado
“deixemo” tudo registrado
da baliza ao partidor

Até o dia da carreira
corria boato e mais boato
que o Nanico era pacato
e o Cabano um pilungo
na boca de todo mundo
o assunto era um só
mas pra desatar o nó
foi vinte e poucos segundos

O jóquei foi meu caçula
que também era nanico
e se embodocou quietito
no lombo do petiçote
como cobra deram um bote
tapando o outro na poeira
e “peleguiemo” a carreira
como quem dança um xote

Foi aquele alarido
dos que eram do meu lado
entraram no capinado
pra ir de encontro ao Nanico
com patacoadas e gritos
e até soltando foguete
e carregaram o ginete
o meu jóquei favorito

Correu com sobra de pata
o meu petiço Nanico
quebrando assim o bico
do gateado desafiante
e quem assume se garante
em cumprir conforme o trato
mas o outro “guspiu” no prato
e não me pagou o tratante

Me controlei pra exemplo
ao meu caçula na hora
achei melhor ir embora
antes de coisa pior
pois nosso Patrão Maior
será um dia o julgador
e com todo o Seu amor
nos dará algo melhor

Não sou de aparecer
nem tenho jeito pra isso
porém desfazer meu petiço
doeu na alma deste peão
e por detestar confusão
vou desistir de carreiras
pois tenho outras maneiras
de ganhar meu próprio pão

Nenhum comentário:

Postar um comentário