Páginas

Marcadores

quarta-feira, 30 de maio de 2012

MORADA ANTIGA

                                         Foto de Giancarlo M. de Moraes

Hoje acordei com saudade
daquela morada antiga
que foi parte da minha vida
quando guri de campanha
onde minha primeira manha
num setembro veio ao mundo
eco de um fruto fecundo
gerado em santa entranha

Lembrei tudo como era
naquele tempo de antanho
da lagoa e do banho
da criação no terreiro
capão de mato no potreiro
onde o gado se abrigava
do vento frio e da geada
e dias de aguaceiro

Da mangueira atrás do rancho
com algum sarrafo quebrado
do arvoredo fechado
florescendo as laranjeiras
dos pessegueiros e figueiras
que os periquitos esganados
eu levava num cortado
bodoqueando a tarde inteira

Do velho forno de barro
e o cocho de corticeira
da minha mini mangueira
com o gado de sabugo
da pipa com um tarugo
que lacrimava inconsciente
a água lá da vertente
que se usava pra tudo

Dos pinheiros macanudos
que trepar não consegui
nos ninhos de bem-te-vi
e das caturras em festa
que perturbavam a sesta
num alarido danado
e do galpãozinho ladeado
cheio de furos e frestas

Lembrei até da cuscada
e os gatos da minha mana
da peticinha ruana
faceira no partidor
de um garnisé peleador
que rinhava com um polaco
mostrando ter fé no taco
quando entrava no tambor

Saudoso cevei o mate
com um aperto no peito
mas me senti satisfeito
como quem venceu na vida
e a minh’alma enternecida
agradece a toda hora
por ter vivido lá fora
naquela morada antiga



2 comentários:

  1. Maravilhoso.......que saudade fiquei da minha morada antiga.......a minha com lindas praias desertas,com cheiro do mar,de vida.....Parabéns!

    Márcia Regina

    ResponderExcluir
  2. Sempre temos boas recordações da morada antiga. Obrigado pela visita. Um grande abraço!

    ResponderExcluir